sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
As unhas hoje em dia são uma grande armadura de glamour para toda a mulher, tanto as adultas com suas unhas compridas esbanjando luxo, quanto as pequeninas, com suas unhas pequenas e limpinhas, e seus esmaltes de estrelinhas. Conheça soluções simples e práticas para exibir unhas bem cuidadas e bem pintadas




Cuidados básicos

▪ Mesmo se não fizer as unhas em casa, mantenha no banheiro um "kit manicure" para ser usado em emergências, como uma festa inesperada ou quando sua unha quebra ou seu esmalte lasca.

▪ Tenha nesse kit lixa de unha, palitos, esmaltes (um bem claro e outro de sua cor de preferência), base de unhas, removedor de esmalte, algodão, cortador de unha e alicate.

▪ Cuide quando for cortar a unha sozinha. Cortes mal feitos facilitam o encravamento das unhas. Se não tiver prática, prefira sempre ir à manicure.

▪ Se as suas unhas estiverem quebradiças, passe uma base fortificante, cuide da alimentação, e mantenha as mãos hidratadas e longe de produtos químicos que ressecam as mãos como alvejantes e detergentes.

▪ Perca a mania de retirar a cutícula. Só as brasileiras têm essa cultura, e isso é uma porta de entrada para bactérias e micoses. Apenas retire os excessos de pele e aqueles "arrepiadinhos" que incomodam.

▪ Leve sempre o seu alicate e a sua lixa de unha quando for ao salão. Isso evita a contaminação de várias doenças, como hepatite e micoses.

▪ Não use esmalte direto. Uma vez por mês fique um tempo sem esmalte para que a unha "respire".

▪ Não use acetona, mas sim removedor de esmalte. A acetona deixa as unhas ressecadas e quebradiças.

Unhas bonitas e saudáveis

-
Esmalte: para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o principal culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidamente. O esmalte seca mais se você tirar e limpar bem o pincel do esmalte antes de aplicá-lo. Depois disso mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante. Quando o esmalte começa a descascar, é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. Dê um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam respirar. Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las.

▪ Acabou o tempo em que as mulheres usavam apenas cores claras, a regra atual é inovar! Seguir o seu estilo e escolher cores que forem de acordo com o seu gosto, estilo e ocasião!

O esmalte deve combinar com:
-
O seu jeito de ser: não adianta comprar um esmalte fosforescente se o seu estilo é mais discreto. Seja fiel ao seu estilo!

O seu objetivo: aonde você vai ir? Bem, um vestido preto noturno fica ótimo com esmaltes dourados/vermelho vivo... Agora, caso você vá fazer uma viagem para a praia ou o campo, prefira um esmalte claro, ou transparente.


Cutícula: O ideal é retirar só o excesso, pois ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula. Ela protege as unhas contra fungos e bactérias. Por isso, é um erro retirá-la totalmente.

Instrumentos e produtos: Mantenha todos os instrumentos (espátula e alicate) limpos e, se possível, desinfetados. Se você vai à manicure, verifique se ela desinfeta o material após utilizá-lo em cada cliente. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto.

Como lixar as unhas: As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade. O formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas com a parte mais fina da lixa para retirar as impurezas e as células mortas.

Acetona: Use acetona só uma vez por semana. Esse tipo de produto, quando usado em excesso, resseca as unhas, que se tornam frágeis e quebradiças.

Efeitos e colorações: Para tornar sua unha mais comprida, deixe uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais. Mas o efeito tem de ser sutil, para não ficar com ar de desleixo.




Limpeza

A limpeza das unhas é o começo de toda a democracia para a unha perfeita! Bem, quando a unha é feita no salão, você não precisa preocupar com nada, pois as providências são tomadas pela profissional. Mas hoje em dia, as manicures não estão mais tão úteis quanto antes, já que boa parte das mulheres prefere fazer as unhas em casa. Acontece que, nem todas fazem tão bem quanto as manicures. Mas isso não é difícil! Primeiro: evite pegar na areia, lavar louça e mexer com produtos químicos sem o uso da luva, pois as suas unhas sujam e estragam facilmente em contato com essas matérias. Segundo: caso seja menor de 14 anos, evite unhas muito grandes! Sem querer censurar, mas principalmente nessa idade, as garotas entram em contato com bastante tipo de coisa, e assim a sujeira se acumula cada vez mais fácil! Além de que é fato isso não ser muito saudável. Terceiro: use o palito, ou o alicate para limpar por baixo, mas se não souber, peça ajuda para alguém. Também não “cavoque” muito, pois se você machucar pode acabar causando uma inflamação. Não deixe a unha comprida por muito tempo, pois com o passar dos dias ela vai se desgastando, e naturalmente sujando cada vez mais. Quando vir sinais de rachaduras ou sujeira, corte sua unha e espere crescer novamente.





Pele Branca




Pele morena- clara




Pele negra






Unhas Postiças

As unhas postiças podem salvar a nossa vida. Além de ser uma solução para quem tem unhas fracas e quebradiças, também são indispensáveis em situações de emergência, principalmente antes daquela festa super importante. O melhor de tudo é que nem parece unha de “mentira”. Hoje em dia, muitas delas são feitas de plástico que se adere facilmente. É só escolher o formato preferido: oval, quadrado ou natural. Com as branquinhas basta apenas um esmalte de brilho ou glitter. Algumas já são pintadas. Neste inverno, a tendência é o chocolate. Já a clássica francesinha ou ainda as unhas decoradas, verdadeiras obras de arte, nunca saem de moda.

Cuidados: Apesar de o desenho anatômico facilitar a aplicação é necessário alguns cuidados. Antes de mais nada é preciso escolher o formato da unha postiça semelhante ao da unha natural, para não causar desconforto. “Deixe para aplicar as unhas no mesmo dia que for tirar a cutícula, isso pode irritar o local. Caso você utilize as próteses de unha por 20 dias seguidos, dê um descanso de uma semana para as unhas naturais”. E para mantê-las em ordem evite água muito quente, não bata as pontas, não utilize acetona e use luvas ao lavar louça ou roupa.





Como colocar unhas postiças

Comece separando as unhas que vai usar, geralmente vem de 20 à 30 unhas que se adaptam a cada um dos dedos, escolha uma a uma, dedo por dedo e separe na ordem correta. Caso alguma não se adapte 100%, acerte-a com uma lixa até ficar da largura ideal. Depois pegue uma lixa de polimento e usa a parte da lixa fininha, e tire a superfície brilhante da unha, deixando-a fosca. Tire toda poeirinha que ficar na unha com acetona ou removedor de esmalte. Isso fará com que a cola fixe mais. Pingue a cola na unha natural e espalhe com o próprio biquinho do aplicador, nem pouca, nem muita cola. Coloque a unha postiça bem na base da sua unha natural, dando uma leve empurradinha na cutícula, o que fará ela parecer mais natural. Pressione os dedos sobre a unha apertando por uns 15 segundos. Repita este processo unha por unha. Agora com uma lixa grossa, deixe-as do comprimento e formato que achar mais bonito, e pinte-as da cor que escolher. Agora espere pelo menos 1 hora antes de molhar as mãos, isso fará com que as unhas não se soltem.

Algumas observações:

▪ O ideal é retirar as unhas depois de 7 dias de uso.
▪ Após as primeiras horas com as unhas, costuma-se sentir uma pressão da postiça puxando as unhas naturais. Este desconforto desaparece depois de mais algumas horas.
▪ Não use unhas postiças constantemente pois isso fará suas unhas naturais ficarem mais fracas. Deixe-as para situações esporádicas.
▪ Uma mulher prevenida vale por duas, então tenha uma colinha na bolsa para uma emergência.


Micose de unha
É uma doença provocada por fungos que se "alimentam" de queratina, material do qual as unhas são formadas. A doença pode se manifestar de várias formas, como: descolamento (a unha fica ôca), espessamento, formação de manchas e, até mesmo, a deformação e destruição da unha. Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isto ocorra, a unha doente deve ser totalmente substituída pela uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demanda tempo: cerca de 6 meses para as unhas das mãos e cerca de 12 meses para as unhas dos pés. Em muitos casos, é necessário o uso de medicação por via oral conjuntamente com os medicamentos de uso local, para se obter maiores chances de cura. Caso a infecção já tenha atingido a matriz da unha, é mandatório que a medicação por via oral seja incluída no tratamento. Nestes casos, a medicação via oral é geralmente mantida por cerca de 3 a 4 meses, e a medicação de uso local deve ser utilizada até o completo restabelecimento da unha.


Psoríase

É uma doença de pele crônica, que pode atingir as articulações e as unhas. Caracteriza-se pela vermelhidão e descamação da pele. Nas unhas, aparecem pequenas depressões, rugosidade, descoloração e descolamento. Surge principalmente nas mãos, e pode ainda causar vermelhidão e descamação das dobras ungueais. Para manter as unhas sempre saudáveis, é necessário ter o hábito dos cuidados periódicos, sempre deixando-as limpas e secas, para evitar o crescimento de microrganismos indesejados. Quando houver a percepção de alterações na coloração, textura e espessura das unhas, deve-se procurar um profissional de confiança que irá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado.



Unha encravada
O que é?


A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas enterra na pele ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao seu crescimento e, como a unha não pára de crescer e é mais dura, ela penetra na pele causando dor e inflamação. A causa é, geralmente, o hábito errado de se cortar os cantos das unhas. Isto causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local. O uso de sapatos de pontas finas também facilita o encravamento das unhas. Em crianças recém-nascidas, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se não forem bem folgados.

Tratamento:

Para evitar o encravamento das unhas, nunca as corte pelos cantos, mantendo sempre as pontas livres. As unhas dos pés devem ser cortadas retas. Evite cortar as unhas curtas demais, deixando sempre uma pequena faixa de borda livre (aquela parte branca). Evite usar calçados apertados. O tratamento varia de acordo com a intensidade de cada caso. Desde medidas simples, como o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão até procedimentos cirúrgicos para remover o tecido inflamado ou destruir a matriz da unha no canto onde ela encrava podem ser necessários. A extração da unha deve ser evitada pois, quando ela voltar a crescer, pode encravar novamente. O tratamento cirúrgico visa desobstruir a passagem da unha, que pode então crescer livremente. Em caso de infecção secundária, pode ser necessário o uso de antibióticos de uso local ou via oral. O granuloma piogênico (carne esponjosa), quando ocorre, deve ser cauterizado com substâncias químicas ou então através de eletrocoagulação. O tratamento ideal para a unha encravada deve ser determinado pelo dermatologista.

Um comentário:

  1. Adorei as dicas pode deixa que vou seguir tudinho rsrs..
    beijão flor

    ResponderExcluir

Adoro os seu comentários! ♥

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Você pode colocar um texto grande aqui.

Olá meus fofinhos !!!

Então eu não estou tendo muito tempo para postar.
Mas estou aceitando vagas para 3 pessoas me ajudarem, se você estiver enteressado mende um e-mail para: faloudiario@hotail.com ou ianydt@hotmail.com

Beijinhos Iany Lábios vermelhos

Marcadores!

Afiliados

Welcome

Menu

Quem é o artista mais bonito?

Seguidores

Pesquise aqui!

Copyright Text